quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: Vem Pra Arena garante acesso aos bens culturais e movimenta a economia

PUBLICIDADE

O Vem Pra Arena integra as políticas públicas da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) voltadas à difusão e democratização do acesso aos bens culturais ao reunir, no entorno da Arena Pantanal, em Cuiabá, manifestações artísticas vindas de diferentes regiões do Estado. Hoje será realizado o primeiro Vem Pra Arena de 2016, cujos investimentos somam R$ 170 mil entre cachês, estrutura física e material de divulgação. Além do acesso gratuito, a programação diversificada é uma característica do evento.

Em comemoração ao 268º aniversário de Mato Grosso essa primeira edição contará com atrações de diversas regiões do estado. Siriri, dança folclórica gaúcha de Querência, quadrilha de Nova Xavantina, região do Araguaia, rasqueado de Cuiabá, Congo de Livramento e uma homenagem ao poeta e escritor Manoel de Barros estão na programação.

A diversidade cultural, uma das premissas do Vem Pra Arena, é um dos princípios do Plano Estadual de Cultura (Lei nº 10.363, de 27 de janeiro de 2016), que prevê a valorização da cultura como vetor do desenvolvimento sustentável. Cabe ao poder público, conforme o documento, “proteger e promover a diversidade cultural, a criação artística e suas manifestações e as expressões culturais, individuais ou coletivas, de todos os grupos étnicos e suas derivações sociais, reconhecendo a abrangência da noção de cultura em todo seu território e garantindo a multiplicidade de seus valores e formações; ­ promover e estimular o acesso à produção e ao empreendimento cultural, a circulação e o intercâmbio de bens, serviços e conteúdos culturais, e o contato e a fruição do público com a arte e a cultura de forma universal”.

Iniciativas como o Vem Pra Arena garantem o acesso de todo cidadão aos bens e serviços culturais, valorizando a diversidade da arte mato-­grossense, promovendo ações, eventos e intercâmbios culturais com democratização e descentralização da cultura.

A literatura é contemplada com três ações como o projeto de inclusão literária, Biblioteca Itinerante Estevão de Mendonça e a feira literária, permitindo a aproximação dos visitantes com o universo literário e o acesso à informação e conhecimento.

Além disso, turismo, artesanato e a gastronomia são diretamente beneficiados. Nesta edição foram concedidos descontos de até 60% em hotéis que integram a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Mato Grosso (ABIHMT).

Já o Programa de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participará com mais de 30 artesãos de diversas regiões do Estado, enquanto a feira gastronômica conta com a participação de mais de dez estabelecimentos que têm no Vem Pra Arena uma vitrine que os permite ter maior visibilidade e conquistar novos públicos.  

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...

Abertas inscrições de festival para bandas e artistas regionais em Mato Grosso

Bandas e artistas regionais poderão se apresentar no mesmo...
PUBLICIDADE