terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Criada entidade cultural em Lucas R.Verde

PUBLICIDADE

Foi fundada em Lucas do Rio Verde a primeira Associação de Prevenção a Cultura Mato-Grossense – A Flor do Cerrado. A eleição e posse da diretoria aconteceu no auditório da Câmara Municipal e os membros foram indicados diante da platéia. São cidadãos de Mato Grosso e de outros Estados, mas todos ligados direta ou indiretamente ao setor em questão.
O coreógrafo Fernando Pael foi eleito presidente. Ele agora quer o apoio dos Poderes Legislativo e Executivo. “Vou solicitar junto a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal um espaço físico para o funcionamento da associação, onde funcionará um restaurante com comida típica mato-grossense, artesanato, danças e festas populares e tudo mais sobre a nossa cultura”, destacou Pael.

O presidente eleito disse também que a cultura local ainda está muito lenta. “Aqui em Lucas existe uma ausência muito grande de bons profissionais para conduzir a cultura do município, mas a tendência é melhorar gradativamente”, concluiu Pael.
Depois da eleição e posse a Cia Teatro de Dança Balé Dois Mil apresentou a peça “É Mato grosso Sim Senhor!”.

Mato Grosso tem uma Grande diversidade Cultural. As Expressões populares são em sua maioria, representadas pelas danças, lendas e contos, que sintetizam a herança cultural deixada pelos brancos, índios e negros, isso explica o gosto pela dança, música, cores fortes e impetuosidade romântica.
A região do médio-norte, colonizada principalmente por brasileiros sulistas, vive à margem do conhecimento cultural do Estado, então faz-se necessário ações que possibilitem a esta população o acesso à estas manifestações que traduzem de forma singular a origem da formação cultural de Mato Grosso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE