Cultura

Começa em Sinop a Jornada Cultural da UFMT; veja programação

A Temporada Cultural e Artística da Universidade Federal de Mato Grosso começou ontem à noite e, pela primeira vez, a abertura foi em Sinop com objetivo de levar a produção cultural da Instituição para todos seus câmpus. O evento acontece de maneira simultânea à Jornada Cultural de Sinop, no câmpus. Hoje, o foco é na arte e a cultura como instrumentos de transformação social” além de “O Audiovisual e o Exercício da Reflexão Crítica”, mesas temáticas com debates na interação entre cinema, cultura, sociedade e ciência. Às 19h, será feito lançamento das inscrições para a 18ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (Maual) e a exibição dos vencedores da Maual 2018.

Nesta sexta-feira, o tema abordado em Sinop é a“a expressão musical e corporal no equilíbrio do corpo e da mente”, e traz a música para o destaque, com apresentações de diversos grupos, a partir das 20h. Durante o dia, haverá debates sobre a importância da música e da expressão corporal.

Ontem, na abertura do evento, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, e houve homenagens ao poeta sinopense, escrito e jornalista Santiago Villela Marques, falecido em novembro do ano passado, e a exibição do documentário “Movimento Refúgio Zumbis: Um Espírito de diversidade Cultural”.

“A cultura é responsável por fortalecer os elos que existem dentro de uma sociedade. Queremos abordar essa questão com o nosso público e mostrar como ela, sociedade e cidadania são conceitos que se multiplicam”, disse, através da assessoria, o maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT, Fabrício Carvalho.

A participação no evento é gratuita.  A organização é das pró-reitorias de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e do câmpus de Sinop, com a CEFAPRO, a Escola Municipal de Artes de Sinop “Viviane Maria Malheiros Dalberto”, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), prefeitura de Sinop e Unemat.

Só Notícias