A Estação Primeira de Mangueira ganhou o Estandarte de Ouro do carnaval 2013. Na 42ª edição do prêmio, o júri escolheu a verde e rosa como a melhor escola do Grupo Especial. A porta-bandeira da agremiação, Marcella Alves, também levou o troféu por ser considerada a mais graciosa e com a fantasia mais bonita.
– Todos estão me dando parabéns pelo prêmio. Estou muito feliz! Para mim, este prêmio é como o Oscar do samba. Ser consagrada por um júri tão especializado como este é uma honra, um marco na minha carreira. É meu segundo Estandarte depois de 11 anos. Isso para mim é prova de que fiz um ótimo trabalho – comentou Marcella, que é porta-bandeira há 20 anos, e está há 16 desfilando no Grupo Especial.
Matheus Freitas, de 16 anos, terceiro mestre-sala da Mangueira, levou o Estandarte de Ouro como revelação do carnaval 2013. A escola também foi premiada pela Ala das Baianas, comandada por Vera Lúcia de Oliveira, a Telinha, 57 anos:
– Para mim foi maravilhoso. É o reconhecimento do meu trabalho e das baianas – diz Telinha, que está há dois anos na direção da ala.
O samba enredo da Mangueira foi sobre Cuiabá, a capital de Mato Grosso. O Terra informa quem problemas técnicos em um dos carros e o grande número de integrantes fizeram com que a escola estourasse o tempo limite em seis minutos.
Por cada minuto a mais, a escola perde um décimo de ponto, o que significa que a Mangueira começará a apuração em desvantagem com relação aos rivais na quarta-feira, o que levou o presidente Ivo Meirelles às lágrimas no final do desfile.
Apesar das falhas técnicas, a Mangueira emocionou o público ao introduzir como novidade duas baterias. O primeiro grupo estava vestido de maquinista de trem, enquanto o segundo fantasiado de cozinheiro, e eles se alteravam na execução do samba.
Em sua dedicatória à Cuiabá, a Mangueira lembrou os “bandeirantes” que expandiram as fronteiras do Brasil quando ainda era uma colônia portuguesa, e sua relação com os índios da zona do Mato Grosso, assim como a fauna e a flora típica dessa região.
Veja vídeo do desfile da Mangueira, na transmissão feita pela Rede Globo