sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Cine Teatro Cuiabá é reaberto e amplia acesso à cultura

PUBLICIDADE

Considerado um dos espaços culturais mais tradicionais de Mato Grosso, o Cine Teatro Cuiabá está novamente de portas abertas. A cerimônia ocorreu, ontem à noite, com apresentação do espetáculo Romeu e Julieta. O evento contou com a presença do governador Pedro Taques, juntamente com o secretário de Estado de Cultura, maestro Leandro Carvalho, membros da Associação Cultural Cena Onze e também artistas locais.

Além das apresentações e eventos, o Cine Teatro também será referência para os artistas de Mato Grosso e para aqueles que pretendem seguir carreira teatral. A expectativa é de que ainda este mês seja lançado um curso profissionalizante de teatro, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito pelo diretor da Associação Cultural Cena Onze, Flávio Ferreira, que é a atual administradora do espaço cultural.

“Estamos felizes com este projeto do Governo do Estado, que devolveu aos cuiabanos e mato-grossenses este belíssimo espaço. Tal investimento demonstra o compromisso e o trato com a cultura de Mato Grosso. Somos um grupo e a experiência em administrar o Cine Teatro tem sido gratificante. Além do curso profissionalizante, para o mês de setembro, a expectativa é de que seja reaberto o cinema. Ele funcionará em horários alternativos, como às 12 horas e 18 horas, para que as pessoas tenham acesso. O objetivo é trazer filmes que não estão no circuito e que tratem da cultura”.

Secretário Leandro Carvalho, afirmou que a reabertura do Cine Teatro Cuiabá compreende uma parte do projeto Conexões Urbanas. A proposta, que envolve diversos equipamentos públicos culturais localizados na região central de Cuiabá, tem o objetivo de integrar as ações culturais e ampliar o acesso para a população.

“Para garantir um serviço de qualidade ao cidadão, o Estado optou pela gestão compartilhada do Cine Teatro Cuiabá. A Associação Cultural Cena Onze executará o trabalho e este também será acompanhado por uma comissão de avaliação da própria Secretaria de Cultura. Eles terão obrigações de executar cursos de longa e curta duração que atendam o interesse do público local, como também dar apoio aos artistas estaduais, para que estes possam utilizam totalmente o espaço de uma forma profissional”.

Ainda sobre a gestão do local, o secretário de Cultura destacou o compromisso da administradora do Cine Teatro em também tornar o espaço cada vez mais sustentável, ou seja, atraindo novos parceiros e investidores para que desta forma o local se torne ainda mais dinâmico e utilizado amplamente. “Há muito tempo esperávamos por este momento. O Cine Teatro é um local de difusão de artes e será também um centro de formação e o nosso objetivo é sempre melhorar”.

Durante a cerimônia, o governador Pedro Taques relembrou dos tempos de cinema no Cine Teatro e destacou que a reabertura do espaço reforça o compromisso que Mato Grosso tem dado ao patrimônio cultural.

“Este prédio é do ano de 1942 e marca a arquitetura mato-grossense. Ele renovado, mostra a importância que o Estado tem dado ao patrimônio cultural. Aqui, assisti filmes e para mim é uma honra estar reabrindo este espaço. Neste local teremos arte, cultura e formação profissional, o que para nós é muito importante. Tenho certeza que a Associação Cultural Cena Onze fará um bom trabalho e esta parceria é importante para a sociedade mato-grossense”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE