quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Caravana da Cultura apresenta eventos em Sinop e Sorriso

PUBLICIDADE

Produtores culturais de Sorriso e Sinop tiveram a oportunidade de bater um papo com a equipe da Secretaria de Estado de Cultura que está percorrendo os municípios de Mato Grosso para levar informações sobre a Caravana da Cultura. Maria Antúlia Leventi, Vanessa Jacarandá e Jaquelina Almeida tiveram a missão de apresentar nesses municípios um pouco mais sobre os editais da Secretaria de Estado de Cultura e as ações realizadas pela SEC através de suas coordenações.

Em Sorriso a reunião com os técnicos, gestores, produtores e artistas, aconteceu na sede da Secretaria municipal de Cultura, onde mais de 35 pessoas acompanharam as explanações. O interesse dos produtores locais pelas atividades que a SEC irá promover no decorrer de 2009 foi um dos grandes destaques da reunião, que se estendeu até o meio dia. Segundo Maria Antúlia Leventi, os produtores culturais tiveram uma postura participativa. Artistas de municípios vizinhos também participaram e puderam levar os materiais gráficos produzidos pela SEC para a divulgação dos editais do Programa de Intercâmbio Cultural e do Proac.

Em seguida a equipe se deslocou para Sinop, onde o encontro aconteceu no auditório do Unidade de Ensino da Secitec. No município participaram da reunião representantes de escolas, a classe artística em geral, o secretário municipal de Cultura e conselheiros municipais de Cultura. Assim como em Sorriso, os participantes se mostraram interessados em conhecer e se integrar às atividades da SEC.

Uma das metas da Secretaria de Estado de Cultura é de envolver nas atividades de 2009, alunos, professores e servidores das escolas públicas do estado. Para isso, as instituições receberam os materiais explicativos, que foram distribuídos para os municípios de Mato Grosso. O objetivo é integrar esse público motivando os jovens artistas que se formam nessas Instituições de ensino, mas que em muitos casos não encontram espaço para se expressar. Para eles, uma das alternativas, é participar do Edital do Programa de Intercâmbio Cultural, que vem absorvendo desde 2008, artistas conhecidos e desconhecidos do cenário cultural.

A Caravana encerrou suas atividades no município e seguiu para Juara e Juína, onde realizaram mais bate-papos com produtores culturais. A Intenção da Caravana da Cultura é nesse primeiro momento, levar ao maior número de artistas possível, as informações sobre os Editais da SEC e as ações que poderão ser realizadas junto aos artistas dos municípios do interior. A Caravana da Cultura segue viagem até o dia 21 de março.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE