A Associação dos Produtores de Cultuais de Mato Grosso inicia, em breve, a digitalização do acervo histórico do Museu de Sinop, também conhecido como Casa da Cultura. O edital de resultado da licitação publicado, hoje, apontou ela como vencedora do certame lançado na segunda quinzena de junho. Os alvos do trabalho são 897 fotos, 123 documentos, 185 livros, 129 jornais, 34 utensílios e outros itens. A administração municipal deve investir R$ 36 mil no projeto.
Conforme Só Notícias já informou, o recurso foi confirmado em dezembro do ano passado, a partir da seleção feita pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura. O valor faz parte do prêmio Modernização de Museus – Microprojetos, que distribui montantes diferenciados, conforme cada proposta apresentada. O projeto sinopense foi o único selecionado do Estado.
O objetivo do prêmio consiste em construir e modernizar museus, além de incentivar artistas e trabalhos, fomentando a cultura. Ao todo, o governo federal disponibilizou R$ 16 milhões para dez editais diferentes.