A Diretoria de Cultura e Eventos vem desenvolvendo uma série de ações que viabilizam o acesso da comunidade à cultura em Sinop. Uma delas foi a criação da Casa da Cultura, com exposição de fotos, móveis e roupas que contam a história da cidade e daqueles que a desbravaram.
A prefeitura está desenvolvendo um projeto que visa a criação do “cantinho da literatura”, um espaço próprio para a leitura que terá um “acervo cultural mato-grossense”. “A prefeitura se preocupou em criar uma local agradável, para que as pessoas pudessem passar bons momentos na companhia dos livros” afirmou o diretor Fernando Assunção.
Serão colocados a disposição da população cerca de 200 obras. Entre elas estão “No meio da pedra há diamantes” de Joaquim Moreira, “A luta de um caboclo” de Ilto Silva e “Mato Grosso Multicultural” de Ana Moreira. “Esse acervo é riquíssimo, e sem dúvida é um pedaço de Mato Grosso que estará em Sinop”, acrescentou Assunção.
Alguns livros já estão na Casa da Cultura e começaram a ser catalogados. O “cantinho da literatura” só será inaugurado após algumas adaptações e depois que todas as obras estiverem devidamente registradas.