Você provavelmente não conhece o deputado federal maranhense chamado Pinto Itamaraty. É tucano e desconhecido. Ele já gastou, dos seus impostos, prezado leitor, 155 mil reais em telefone, combustíveis e correio. Em quem eu votei, PDT/DF, José Antônio Reguffe, gastou 4 mil. Dos 513 deputados e 81 senadores, há de tudo. O senador Renan Calheiros, está disposto a presidir de novo o Senado, sucedendo a José Sarney – o senador que é líder do mais atrasado dos estados brasileiros.
Enquanto isso, cai um helicóptero na Bahia, mata sete pessoas – mulheres e crianças. Emprestado por construtora ao governador do Rio. A construtora tem 127 milhões no estado do Rio, sem licitação, segundo o TCU. O nome disso é promiscuidade. Assim são os valores dos imóveis de Antônio Palocci. Nem se sabe afinal em quanto monta. Essa segunda-feira chegamos a 700 bilhões de reais, em impostos federais, estaduais e municipais. No ano passado, chegamos a 700 bilhões dia 20 de julho e ano retrasado, dia 3 de setembro. Ou seja, cada vez mais impostos e temos menos educação, menos segurança, menos transporte – ou seja mais gasto e mais ineficácia do estado.
A cada semana a Polícia Federal pega prefeito, vice-prefeito, presidente de Câmara de Vereadores, vereadores, secretários municipais, primeira-dama, empresários – que metem a mão no dinheiro de todos nós. E também metem a mão nos aeroportos, estradas, estádios. Certamente roubam mais que os assaltantes de banco, de residências, de motoristas, de pedestres. Além disso, temos impostos mais caros e juros mais altos. E a gente não percebe que somos os mandantes dos nossos mandatários – ou serão mamatários?
Fico pensando por que outros países, como Chile, Uruguai ou China, Japão, ou Estados Unidos punem corruptos e nós punimos uns poucos. O pior de tudo, nós votamos neles. É uma vergonha. Enquanto nós continuarmos matando, agredindo e vociferando por causa de futebol e não por causa de política, vamos permanecer alienados.
PUBLICIDADE
Mamatáveis
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE