Nesta segunda-feira, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou seu novo boletim de acompanhamento de safras atualizando os dados sobre a colheita da safra 2017/18 e as condições das lavouras no país. Assim como previsto, as chuvas deram uma trégua no Meio-Oeste e a colheita da soja avançou de 49% para 70% até o último domingo. O número ficou acima das projeções do mercado, que apostavam em uma área colhida próxima de 65%.
No mesmo período do ano anterior, a colheita já estava completa em 74% da área plantada. A média dos últimos anos é de 73%. O índice de lavouras de soja em fase de desfolha subiu de 94% para 97%. O número está em linha com a média dos últimos anos e próxima do registrado no mesmo período do ano anterior, de 98%.
No caso do milho, a colheita evoluiu de 28% para 38% no mesmo período. O número ficou ligeiramente abaixo do esperado pelo mercado, de 40%. A média dos últimos anos é de 59%, mesmo percentual registrado em igual período do ano anterior.
Em torno de 96% das lavouras estão em fase de maturação, contra 90% indicado na semana anterior. No mesmo período de 2016, o índice era de 99% e a média dos últimos anos é de 97%. O departamento elevou ainda o percentual de lavouras em boas ou excelentes condições para 66%.