quinta-feira, 16/maio/2024
PUBLICIDADE

Soja: produtor em Sorriso planta 40% da área mas município ainda está atrasado na semeadura

PUBLICIDADE

O plantio da soja começou em Mato Grosso. O lançamento oficial foi na última sexta-feira. Apesar disso, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) a semeadura no Estado está atrasada em comparação ao mesmo período do ano passado. Os produtores plantaram, até o momento, 1,17% de uma área estimada em 9,4 milhões de hectares. Na mesma época de 2016, 4,5% da área haviam sido semeados.

O motivo é a falta de chuvas regulares e em volumes suficientes. Em Sorriso a situação é parecida, porém há realidades distintas dentro da Capital do Agronegócio. A área total para plantio no município ultrapassa os 600 mil hectares. Pela grande extensão, por vezes chove mais em alguns lugares e menos em outros.

O dono de uma propriedade com 830 hectares, às margens da BR-163, Eloi Bedin, por exemplo, foi beneficiado pelo tempo e começou a semear na última quinta-feira. Até o momento ele já plantou 40% da área. “Começou a chover no finalzinho de setembro e deu certo de começar a plantar. Tem uma previsão de estiagem para os próximos dias e aí talvez é a hora de dar uma parada. Mas vamos escalonar, a ideia é terminar até o dia 20 desse mês.”

No entanto, segundo o presidente do Sindicato Rural, Luimar Gemi (foto), a maior parte dos produtores preferiram esperar para começar a plantar nesta semana. “Muitos começaram a plantar a partir de hoje. Por dia devem avançar 2% e área plantada.”

Conforme as previsões, a produtividade da safra 2017/2018 em Sorriso deve ser melhor que a da temporada passada, quando o município fechou com média de 58 sacas por hectare colhidas, ou seja, pouco mais de 2 milhões de toneladas. “Nós buscamos fechar a 60 sacas por hectare neste ano”, finalizou Gemi.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportação da carne de Mato Grosso cresce 32% e tem novo recorde

Os frigoríficos mato-grossenses exportaram 74,99 mil toneladas em equivalente...

Venda de milho em Mato Grosso segue atrasada; preço sobe 5%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) concluiu novo...
PUBLICIDADE