O mercado da soja trabalha com estabilidade na sessão desta sexta-feira na Bolsa de Chicago. Os futuros da oleaginosa, por volta de 9h (horário de Brasília), perdiam pouco mais de 1 ponto, com o novembro/17 valendo US$ 9,31 por bushel.
Essa tem sido mais uma semana de voltailidade intensa para o mercado internacional de grãos, com a reta final da safra americana prestes a dar início à colheita, com algum foco ainda no clima no Corn Belt e também nas informações da demanda.
Assim, a busca agora é por um ponto de equilíbrio entre essas informações e as últimas movimentações das cotações. E como explicam analistas e consultores, faltam novidades que possam movimentar o mercado de form mais intensa neste momento, o que favorece essa estabilidade.
O mercado espera agora pelas previsões climáticas para o final de semana e, principalmente, o boletim semanal de acompanhamento de safras que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz nesta segunda-feira (21). O último trouxe 59% das lavouras de soja do país em boas ou excelentes condições.