PUBLICIDADE

Soja: mercado realiza lucros em Chicago e registra leves baixas

PUBLICIDADE

Os preços da soja começam a semana registrando leves baixas na Bolsa de Chicago na sessão desta segunda-feira. Os futuros da commodity cediam entre 1,75 e 3 pontos, por volta de 7h45 (horário de Brasília), com o contrato maio/18 valendo US$ 10,68 por bushel. O mercado seguia realizando lucros, depois das altas de mais de 2% acumuladas somente na semana passada, e depois de abrir o pregão com alguns ganhos.

A correção vem, no entanto, apesar do foco mantido sobre a questão climática da Argentina. De acordo com informações da Labhoro Corretora, nenhuma mudança foi registrada durante o final de semana e permanecem as altas temperaturas e o tempo seco no país.

“E o mercado da soja mantém esse foco também na medida em que os estoques vão se ajustando”, diz o diretor de estratégia agrícola do Commonwealth Bank da Austrália, Tobin Gorey à Reuters internacional.

E para os próximos dias, as previsões seguem mostrando condições ainda muito adversas. Não há nos mapas climáticos chuvas consideráveis para as regiões produtoras do país e o calor deve continuar.

No paralelo, pesa a notícia também de uma intensificação das especulações sobre a guerra comercial entre China e Estados Unidos e os impactos que isso poderia gerar sobre o comércio global de soja entre os dois gigantes.

“Este tema está causando ansiedade no mercado de grãos e no mercado em geral. De acordo com divulgação de alguns analistas, há um grande potencial de retaliação por partes de alguns países e já com manifestações inclusive da China de retaliar a importação de produtos americanos incluindo grãos e carne”, explica o diretor da Labhoro, Ginaldo Sousa.

Dessa forma, crescem também as especulações sobre as maiores possibilidades que os fornecedores da América do Sul, principalmente o Brasil, poderiam encontrar em meio a essa disputa. No entanto, especuladores e especialistas sabem que os chineses ainda contam com uma necessidade considerável de importar soja americana, especialmente no período em que se desenvolve a safra da América do Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE