Depois de marcar as mínimas em cinco semanas, os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago testam algumas pequenas altas na sessão desta sexta-feira na Bolsa de Chicago. Por volta de 9h15 (horário de Brasília), os preços subiam pouco mais de 3 pontos, mas o julho/17 ainda valia US$ 9,07 e o novembro – referência para a safar americana – era cotado a US$ 9,15 por bushel.
“O mercado de grãos opera em alta frente ao final de semana e às opções expirando nesta sexta”, explica o analista internacional Paul Georgy, da consultoria Allendale.
Os fundos ajustam suas posições ainda frente às informações, como explica Ginaldo Sousa, diretor da Labhoro Corretora, de que a tempestade tropical Cindy estaria perdendo força. “Os mapas climáticos mostram que a tempestade tropical perdeu força e que as chuvas previstas já não serão tão fartas. As Dakotas, Nebraska e Minnesota vão continuar com índices muito baixo e mesmo meio oeste já não tem tanta chuva” diz.
O mercado se prepara ainda para o início da polinização das lavouras já no próximo mês e, para este período, segundo informações levantadas pelo portal Farm Futures, as condições deverão ser favoráveis.