PUBLICIDADE

Sinop: pesquisadores utilizam técnica para avaliar sintomas de doença na soja

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Pesquisadores da Embrapa e da Unemat identificaram as características de reflectância de plantas de soja sadias e infestadas pelo nematoide Aphelenchoides besseyi, causador da doença da haste verde, também conhecida como “soja louca II”. A discriminação da assinatura espectral das plantas com sintomas é um primeiro passo para a produção de um sensor que poderá auxiliar o manejo das lavouras

No trabalho feito na Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop, plantas de soja em vasos foram inoculadas com diferentes populações do nematoide causador da doença. Usando a técnica da espectroradiometria, foram analisadas as características de reflectância (proporção entre o fluxo de radiação eletromagnética incidente numa superfície e o fluxo que é refletido) dos diferentes grupos de plantas.

“Obtivemos assinaturas das plantas sadias e das plantas infestadas com diferentes intensidades populacionais desse nematoide. Essas assinaturas, ou esses registros nas folhas, são apresentados na forma de faixas”, explicou a pesquisadora Valéria Faleiro, através da assessoria.

De acordo com a pesquisadora, este foi o primeiro passo em um trabalho de afinamento da tecnologia para futuramente se chegar a um sensor que possa ser usado nas lavouras de soja. “Essa metodologia vai contribuir de modo a acelerar o monitoramento no campo. Tornando mais ágil o processo de identificação de áreas infestadas pelo nematoide. Contribuindo assim para a melhoria do manejo”, prevê.

A continuidade da pesquisa depende agora da aprovação de um novo projeto, que permitirá novos testes em casa de vegetação e a validação em lavouras no campo.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 60% do milho de Mato Grosso é escoado via portos do Arco Norte

As exportações de milho de Mato Grosso atingiram 16,89...

Cai custo de produção de algodão em Mato Grosso

O projeto Acapa-Mato Grosso divulgou, esta semana, a mais...

Boi gordo em Mato Grosso atinge maior valor desde maio do ano passado

A arroba bovina brasileira atingiu o maior patamar dos...

Fertilizantes mais caros em Mato Grosso mas cotação do milho fica maior

O custo com fertilizantes, que representa 35,80% do custeio...
PUBLICIDADE