quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Sindicato Rural reforça orientação a produtores para evitar risco de queimadas em lavouras em Sorriso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Tiago Stefanello, orientou os produtores quanto aos cuidados para evitar queimadas nas propriedades principalmente neste período seco onde ocorre os maiores focos. Na região já houve queimadas nos últimos dias gerando grande prejuízo. Cartilhas estão sendo distribuídas com orientação ao homem do campo. 

“Evitar andar com carro a combustão a gasolina, carro flex esquenta muito e no meio da palhada vai para cima do motor e pode acontecer incêndio. Evitar andar com carro na palhagem. A gente também não colhe das 11h até 13h30 porque o risco de incêndio é grande. Funcionário que fuma é proibido perto da máquina, na lavoura. São vários cuidados que a gente tem de tomar”, alertou.  

Em uma fazenda, o proprietário se preparou para enfrentar as chamas com tratores que podem carregar até 15 mil litros de água, além de retirar a lataria dos maquinários para não acumular a palha. Também há funcionário atento em pulverizador com 2 mil litros de água fazendo averiguação e atento a qualquer princípio de incêndio.  

“Temos pulverizador que onde o funcionário fica direto dentro, às vezes até ligado e andando junto com a máquina. É o mais rápido para chegar na máquina e tem o rádio nele. Também há tratores com jato para combate a incêndio, além da grade para bloquear o fogo que vai rasteiro”, disse o presidente. 

Uma queimada, conforme Só Notícias já informou, atingiu uma propriedade na região do Pontal do Verde. As chamas atingiram uma área de lavoura de milho, que ainda seria colhido e um trator. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Paridade das exportações de algodão de Mato Grosso tem queda 1%

As paridades de exportação de julho e dezembro deste...

Concluído plantio de milho em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que a...
PUBLICIDADE