Em visita ao município de Colíder na quinta-feira (21), o vice-governador e secretário de Meio Ambiente (Sema), Carlos Fávaro, anunciou recursos no valor de R$ 1,5 milhão que será usado na primeira etapa da criação da unidade de conservação municipal de proteção integral Refúgio da Vida Silvestre, de Colíder.
O ato de criação da unidade ocorreu durante a visita do vice-governador. Ele afirmou que enfrentar os desafios do meio ambiente é dar garantia para um futuro melhor, além disso parabenizou o prefeito do município pela iniciativa. “Nós temos que desprover de preconceito e entender que a unidade de conservação é a garantia de um futuro melhor”.
Fávaro afirma que irá investir recursos em unidades de conservação urbana. “Todo empreendimento licenciado a partir de um certo nível tem como meta uma compensação financeira, que deve ser destinada ás unidades de conservação”.
De acordo com o prefeito do município, Noboru Tomiyosh, a próxima etapa agora é a construção de: um playground ecológico, academia, mirante, quiosque, banheiros, quadras e restaurante. A unidade tem mais de 17 hectares e possui o objetivo principal de preservar os ecossistemas naturais existentes na região. “Esse valor será para contemplar o Lago Pioneiro. Sobrando recurso, automaticamente usaremos no Lago do Laion Internacional”.
Na sequência, o secretário e vice-governador participou de evento de um lançamento do Programa Caminhos Sustentáveis, que visa a qualidade e durabilidade das obras, no município de Terra Nova. Durante a passagem pelo município, também foi assinado pelo prefeito Valter Kuhn o decreto de criação do Parque Municipal Vale do Esperança, com recursos também provenientes de compensação ambientais no total de R$ 1,5 milhão.
Para Valter Kuhn, a criação dessa unidade de conservação é o compromisso de zelar pela área verde. “A população vai ser a principal beneficiada com este espaço de convivência, contemplação e lazer. Agradecemos a sensibilidade e o protagonismo do secretário e vice-governador à frente da Sema”.
O vice-governador detalha que os recursos serão investidos na criação do parque de 103 hectares. Além deles, os municípios de Sorriso e Sinop devem ser contemplados com compensações ambientais também para criação de parques. Acompanharam o vice-governador nas visitas aos municípios o deputado estadual, Pedro Satélite, prefeitos da região e lideranças locais.
Pela manhã, Fávaro conheceu a Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia em Juruena, ele explicou que o governo vem investindo muito na agricultura familiar. Só este ano mais de 53 termos de cooperação foram realizados para melhorar a vida dos pequenos agricultores.
A Associação emprega em torno de 30 a 40 funcionários e produz por dia 425 kg de biscoito, 6 mil pacotes de paçoca de castanha, 300 kg de macarrão de castanha, de 400 a 500 kg de castanhas. De acordo com a Leonilda Graci Buss, 80% da produção é destinada à cooperativa local e 20% para Conab e particular. As castanhas são produzidas no Assentamento Vale do Amanhecer.
No município, o vice-governador ainda se reuniu com os vereadores, empresários e lideranças locais na Câmara de Vereadores para receber as demandas locais e compartilhar ações do governo do estado para a região. O fechamento da agenda do dia foi à noite, em uma reunião com os prefeitos em Juína na Caravana da Transformação, onde foram tratados de diversos assuntos, entre eles, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Autorização Provisória de Funcionamento (APF) Rural e as obras na BR-174.