quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sema alerta produtores de Mato Grosso que prazo para retificar dados do CAR acaba em julho

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/Junior Silgueiro)

A secretaria estadual de Meio Ambiente alertou, hoje, os produtores mato-grossense que acaba em 31 de julho o prazo para retificar os Cadastros Ambientais Rurais (CAR) no sistema mato-grossense (Simcar). “É muito importante que os produtores façam as correções necessárias dentro deste novo prazo, garantindo a adesão ao Programa de Regularização Ambiental e manutenção dos benefícios previstos no novo Código Florestal Brasileiro”, reforça a secretária Mauren Lazzaretti. Não será feita nova prorrogação para que os registros sejam corrigidos, acrescenta a gestora.

Os produtores que necessitarem do número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no sistema federal (Sicar) podem encontrar o dado nos sistemas de consulta pública da Sema. O número do cadastro federal é um dos pré-requisitos para que o produtor  tenha acesso a crédito seguindo as normas do Código Florestal Brasileiro.

Para encontrar o número, o produtor deve acessar o site na Sema e no menu lateral direito pousar o cursor na imagem CAR-MT e clicar em Simcar Público. Na nova tela, o usuário poderá pesquisar o número utilizando o CPF do proprietário, o CNPJ da empresa ou ainda o número de recibo do CAR estadual, o Simcar. Localizado o registro, o produtor deve clicar no quadrado azul ao lado de “Download do Demonstrativo de Cadastro” para baixar o arquivo em pdf onde consta o número do recibo federal na segunda linha conforme figura abaixo.

A ferramenta de pesquisa atende aos produtores que já corrigiram o cadastro federal para o Simcar ou que fizeram o cadastro diretamente na plataforma estadual. Os produtores que fizeram o cadastro diretamente no Sicar antes de 13 de abril de 2017 e não retificaram no Simcar podem encontrar os dados no item “Consulta CAR APF” também no mesmo menu de busca do Simcar Público.

A Sema iniciou, em abril, uma série de tratativas com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para zerar a fila de cadastros inscritos no Simcar que aguardam sincronização com o sistema federal. A equipe responsável pelo Sicar esteve em Cuiabá, ontem, e afirmou que dos 13 mil cadastros que aguardavam a sincronização mais de 11 mil já foram recebidos no cadastro federal e tiveram a integração finalizada.

A força-tarefa trabalha em Cuiabá para sanar os erros e finalizar a sincronização, ainda esta semana, dos 1516 cadastros que aguardam o número federal. Vencida esta etapa, o grupo de trabalho se dedicará a encontrar soluções para outras falhas no sistema como falhas na comunicação e duplicidades, informa a assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...

Preço do milho em Mato Grosso sobe 1,8% e média vai a R$ 34, diz instituto

A cotação do milho no Estado aumentou 1,89%, semana...
PUBLICIDADE