A 13ª edição do Circuito da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) começou nesta segunda-feira, no município de Alto Taquari. Este ano, entre outras novidades, o circuito terá uma palestra da segurança pública com o tema “Segurança nas propriedades rurais: Orientação e prevenção”, ministrada pelo comandante da 14º Companhia Independente de Força Tática, major PM Gleber Candido.
De acordo com o comandante do 4º Comando Regional, tenente-coronel Wilker Soares Sodré, o objetivo da palestra é oportunizar informação e orientação de como os produtores podem auxiliar os profissionais da Patrulha Rural no combate ao crime em propriedades rurais. “Vamos falar como é feito o patrulhamento rural e dar dicas de segurança para que o produtor possa contribuir com a segurança pública”, disse o comandante.
Ainda segundo o comandante, a palestra também vai abordar a importância dos produtores se organizarem em grupos de mensagem para haja troca de informações com a polícia, visando o direcionamento de ações.
Além de Alto Taquari, o Circuito se estende para outros municípios da região Sul, como Alto Garças às 08h30 e Rondonópolis às 18h30, nesta terça-feira, Primavera do Leste (amanhã) às 18h30, Campo Verde (19) às 18h30 e Jaciara (20) às 18h30.
A Patrulha Rural tem como parceiro os sindicatos rurais dos municípios. Estes fornecem a segurança pública o mapeamento das propriedades agrícolas e gerenciam grupos de WhatsApp, onde os produtores concedem informações, como por exemplo, os horários em que os roubos e furtos estão acontecendo, para que uma ação entre as forças de segurança seja planejada.