PUBLICIDADE

Sauditas suspendem compra de frango brasileiro; frigorífico em Nova Mutum continua habilitado

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias com informações do Ministério da Agricultura

A Arábia Saudita desabilitou 33 frigoríficos da lista de exportadores brasileiros para o país. Dos 58 habilitados pelo Ministério da Agricultura, que estavam aptos a venderem para os sauditas, 25 continuaram na lista. Em Mato Grosso, apenas a planta da SHB em Nova Mutum continua autorizada a embarcar a proteína para o país.

Conforme o Ministério da Agricultura divulgou, as mudanças são “resultado de uma missão de especialistas sauditas que veio ao Brasil há três meses e visitou frigoríficos, fazendas e fábricas de ração”.

Os 25 estabelecimentos comerciais responderam, no ano passado, a 63% do volume das exportações brasileiras de carne de frango – porcentagem que correspondeu a 437 mil toneladas – para a Arábia Saudita. O país é o maior comprador deste produto brasileiro.

Nesta segunda-feira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tomou conhecimento do relatório publicado pelo serviço sanitário da Arábia Saudita. De acordo com a assessoria de imprensa do Mapa, o relatório está sendo examinado para que os estabelecimentos sejam informados, em detalhes, sobre as recomendações encaminhadas pelos sauditas.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), dos frigoríficos barrados pelos sauditas, apenas cinco efetivamente exportavam para o país. A entidade disse ainda que o embargo foi causado por “critérios técnicos”, sem divulgar mais detalhes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE