quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sauditas suspendem compra de frango brasileiro; frigorífico em Nova Mutum continua habilitado

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias com informações do Ministério da Agricultura

A Arábia Saudita desabilitou 33 frigoríficos da lista de exportadores brasileiros para o país. Dos 58 habilitados pelo Ministério da Agricultura, que estavam aptos a venderem para os sauditas, 25 continuaram na lista. Em Mato Grosso, apenas a planta da SHB em Nova Mutum continua autorizada a embarcar a proteína para o país.

Conforme o Ministério da Agricultura divulgou, as mudanças são “resultado de uma missão de especialistas sauditas que veio ao Brasil há três meses e visitou frigoríficos, fazendas e fábricas de ração”.

Os 25 estabelecimentos comerciais responderam, no ano passado, a 63% do volume das exportações brasileiras de carne de frango – porcentagem que correspondeu a 437 mil toneladas – para a Arábia Saudita. O país é o maior comprador deste produto brasileiro.

Nesta segunda-feira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tomou conhecimento do relatório publicado pelo serviço sanitário da Arábia Saudita. De acordo com a assessoria de imprensa do Mapa, o relatório está sendo examinado para que os estabelecimentos sejam informados, em detalhes, sobre as recomendações encaminhadas pelos sauditas.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), dos frigoríficos barrados pelos sauditas, apenas cinco efetivamente exportavam para o país. A entidade disse ainda que o embargo foi causado por “critérios técnicos”, sem divulgar mais detalhes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 90% do plantio de milho em Mato Grosso foi na ‘janela ideal’, aponta IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou, com...

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...
PUBLICIDADE