Duas operações realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em apoio aos produtores de milho em Mato Grosso foram concluídas nesta quinta-feira. No leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), foi negociada subvenção para venda e escoamento de 948,32 mil toneladas do grão, 94,83% do total ofertado. Já o Prêmio para o Escoamento (PEP) comercializou apoio para 200,48 mil toneladas de milho, 60,75% do total oferecido.
Outros dois leilões de Pepro e PEP já estão marcados para o dia 27 de junho. Na ocasião, será ofertado Pepro pela venda e escoamento de 1 milhão de toneladas de milho em grãos, safra 2016/2017 e 2017 a produtores de Mato Grosso, nos municípios onde o preço está abaixo do mínimo. O de PEP será para o escoamento de 330 mil toneladas de milho em grãos da mesma região.
Todas as operações foram autorizadas pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) no começo de abril, por meio de portarias interministeriais, e têm a finalidade de garantir preço ao produtor de milho em Mato Grosso e incentivar o escoamento do excedente de produção para os grandes centros consumidores.
Os destinatários deverão ser avicultores, suinocultores, bovinocultores, ovinocaprinocultores e cooperativas, além das indústrias de ração, alimentação humana e comerciantes. O produto deverá ser escoado para qualquer localidade, somente não podendo ter como destino final os estados que compõem a região Sul, Sudeste (exceto o ES e o norte de MG), Centro-Oeste e os estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Pará, Rondônia e Tocantins.