PUBLICIDADE

Produtores rurais preservam 34% da área de Mato Grosso, diz chefe da Embrapa

PUBLICIDADE

Mato Grosso tem 65% de sua área de 90 milhões de hectares preservada. A constatação foi detalhada, ontem, em Cuiabá, pelo chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, durante evento que abordou a sustentabilidade na atividade agrícola. Produtores e pecuaristas preservaram 34% deste total. “É algo que impressiona, pois Mato Grosso é um estado com vocação agrícola. Se fosse o Alasca ou o deserto da China, é até algo mais comum. Mas com todo o potencial agricultável do estado e os produtores preservarem as áreas verdes é importante. O país deveria reconhecer o Estado por este esforço”, afirma Evaristo de Miranda.

Mato Grosso é o Estado que tem maior área verde preservada se comparada com qualquer país com mais de dois milhões de quilômetros quadrados. “Só perde para o próprio Brasil por causa da Amazônia. E é um desafio manter isso, certamente. Precisamos pensar em como compensar o produtor rural, pois órgãos ambientais e indígenas têm orçamentos para manter o meio ambiente e o produtor também deve ser pago por preservar”, diz o pesquisador.

Mato Grosso foi o primeiro estado do Brasil a ser totalmente mapeado pela Embrapa, o que culminou no estudo “Atribuição, Uso e Ocupação das terras de Mato Grosso”. Miranda explica que foram usados os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), de áreas indígenas, de preservação e ainda informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A informação é da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE