PUBLICIDADE

Produtores de Mato Grosso e lideranças iniciam 5ª novo Estradeiro pela BR-163 no Pará

PUBLICIDADE

Produtores, dirigentes de entidades, lideranças políticas começam, nesta quinta-feira (23), o Estradeiro da Integração, para verificar as condições de trafegabilidade da BR-163, a partir da divisa com Mato Grosso até os portos em Miritituba e Santarém, por onde está sendo escoada parcela considerável da safra mato-grossense. A saída será de Alta Floresta em direção às estações de Transbordo de Miritituba, no município de Itaituba. De lá, a comitiva seguirá em direção ao terminal portuário em Santarém, término da BR-163. Ao todo, o percurso de três dias será de cerca de 1.270 km. Neste trecho há cerca de 200 km ainda não pavimentados e é uma das permanentes cobranças ao governo federal para conclui-lo.

Neste ano, o Exército assumiu parte da tarefa para concluir as obras, o que deve acontecer nos próximos anos. O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil destinou R$ 128,5 milhões do orçamento de 2017 para obras no trecho paraense, de 65 km entre Novo Progresso e Igarapé do Lauro. A rodovia, juntamente com as hidrovias dos rios Tapajós e Amazonas, constituem a principal rota de acesso aos portos do Pará e do Amapá, que integram o denominado Arco Norte.

O Ministério da Agricultura estima que o escoamento, até dezembro, complete 8 milhões de toneladas de soja e de milho via 163 e portos paraenses. A capacidade de transbordo dos terminais em Miritituba, no Pará, é de 16,5 milhões de toneladas, enquanto a soma da disponibilidade portuária de exportação de todos os portos do estado é de 21,5 milhões de toneladas.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE