domingo, 1/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Produtividade tem aumento de 5% nos canaviais brasileiros

PUBLICIDADE
A Gazeta (foto: divulgação)

O 3º levantamento da safra de cana-de-açúcar 2019/2020, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), revela um aumento de 5% na produtividade dos canaviais brasileiros, em comparação à safra anterior. Nesta colheita, a área plantada diminuiu 1,35%, alcançando 8,5 milhões de hectares.

A maior queda foi na região Norte 6,6% em relação à área cultivada na safra passada seguida do Sul, com diminuição de 5,7%. Segundo a Conab, o aumento da safra, mesmo com redução da área, se deve à boa produtividade dos canaviais, que chega a 75,7 toneladas/hectare.

O levantamento da companhia mostra que, das 642,7 milhões de toneladas de cana a serem moídas no Brasil, cerca de 65% serão destinadas à produção de etanol (anidro e hidratado) e 35% para açúcar. O crescimento é de 3,6% em relação à safra anterior.

A produção total de etanol, proveniente da cana-de-açúcar e do milho, é de 35,5 bilhões de litros, com um acréscimo de 7,2%, comparado à safra 2018/2019. Da extração da cana são 33,8 bilhões de litros, representando crescimento de 4,6%. Desse total, a maior parte vai para o etanol hidratado (23,6 bilhões de litros), enquanto o anidro fica com 10,2 bilhões de litros.

A Conab identificou crescimento no interesse dos produtores na produção de etanol a partir do milho. A estimativa é de uma produção de 1,69 bilhão de litros, com elevação de 114% frente à última safra. O biocombustível na forma hidratada sinaliza a produção 1,2 bilhão de litros, com crescimento de 120%, ao passo que o anidro chega a 463 milhões (l), um aumento de 2,6% em relação ao estudo anterior

Os 35% da moagem de cana destinados ao açúcar vão permitir que se produza 30,1 milhões de toneladas do subproduto, com crescimento de 3,8%.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Uso de bombas geotérmicas pode reduzir custos agroindústrias, aponta pesquisa da UFMT

No artigo publicado no início deste mês, pesquisadores do...

Sobe custo da criação de bovinos de corte em Mato Grosso

O custo de produção do sistema de cria da...

Preço do boi gordo sobe 1% em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) constatou que...
PUBLICIDADE