domingo, 1/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Preços históricos da soja em Mato Grosso levam produtor a adiantar negociações, diz IMEA

PUBLICIDADE
Só Notícias

O dólar valorizado e a forte demanda chinesa impulsionaram os preços da soja no mercado interno e levaram os sojicultores a adiantar as negociações. Até o final de setembro, mais de 99% da oleaginosa disponível já havia sido comercializada em Mato Grosso.

“Como ainda faltam três meses para o início da nova colheita, o baixo estoque no Estado, aliado a fatores de oferta e demanda mundial, está levando à valorização da soja, que alcançou média de R$ 166,78/saca na última semana. Para se ter uma ideia, os valores já estão acima do dobro do visto no mesmo período de 2019, levando as cotações internas em Mato Grosso a patamar superior aos de Paranaguá (PR), algo ainda não visto no país”, analisa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) no boletim semanal da soja de Mato Grosso.

“Porém, é importante destacar que pouco produto foi negociado nestes níveis de preço. Aliás, até dezembro do ano passado -quando havia 50% da soja negociada –os preços estavam abaixo de R$ 70/saca, o que mostra que esta alta pouco chegou ao bolso do produtor”, conclui o instituto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Uso de bombas geotérmicas pode reduzir custos agroindústrias, aponta pesquisa da UFMT

No artigo publicado no início deste mês, pesquisadores do...

Sobe custo da criação de bovinos de corte em Mato Grosso

O custo de produção do sistema de cria da...

Preço do boi gordo sobe 1% em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) constatou que...
PUBLICIDADE