PUBLICIDADE

Preço pago ao produtor do leite tem queda em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Com retração no consumo, leite e seus derivados perderam valor no mercado e, consequentemente, achatou o preço pago ao produtor. Em Mato Grosso, o litro do produto é negociado por uma média de 96 centavos, o menor valor deste ano, segundo dados apurados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em algumas regiões do Estado, o litro do leite chega a custar 86 centavos, segundo a Associação dos Produtores de Leite (Aproleite). De setembro para outubro, o valor pago pelo produto caiu 3,03%, saindo de 99 centavos por litro para 96 centavos. Quando comparado a outubro de 2016, a queda é de 11,93%, pois o produtor recebia na época cerca de R$ 1,09 em Mato Grosso.

O presidente da Aproleite, Valdécio Tarsis Rezende Fernandes, avalia que o ano de 2017 foi o pior dos últimos anos para a produção leiteira. “Tivemos muita redução no consumo. A crise afetou o poder de compra da população e o leite e derivados perderam mercado. E o ano de 2017 foi atípico, nunca o mercado foi tão ruim”, avalia ele, destacando que além da perda de preço do produto, os produtores ainda sofreram com o aumento no custo de produção e com a estiagem.

Segundo o boletim divulgado pelo Imea na segunda-feira, o volume de chuvas ocorridas em algumas cidades do Estado em outubro foi aquém do esperado e atrasou as programações de reforma das pastagens. “O pecuarista que deixou para última hora a aquisição de insumos para corrigir o solo encontrou produtos mais caros no mercado”, destaca, a exemplo da ureia, que subiu 28,3% de julho para outubro, e da semente de braquiária, que apresentou elevação de 2,6% de setembro para outubro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE