PUBLICIDADE

Preço médio do quilo do suíno sobe em MT

PUBLICIDADE

O preço médio de venda do quilo do suíno subiu 3,34% em relação à semana passada. Cotado a R$ 3,29 até a semana anterior, o preço é de R$ 3,40 esta semana, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgados pela Associação dos Criadores de Suínos (Acrismat). A melhora no preço ao produtor, segundo a entidade, está associada à redução de 50% da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtores de suínos, que caiu de 12% para 6% após decreto publicado pelo governo estadual no dia 5 de outubro.

De acordo com Custódio Rodrigues, diretor executivo da Acrismat, a reação de preço do suíno está associada à redução da alíquota do ICMS, porque permite a possibilidade de negociação aos produtores locais. “Essa possibilidade de negociar para fora para o produtor é muito salutar, porque dá condições de negociação”, informa.

Ele complementa que o ganho de preço do produto representa alívio ao produtor, que sofreu com a alta no custo de produção nos últimos meses. Além do aumento impulsionado pelas condições de competitividade, nos próximos meses a previsão é de mais alta no preço do produto, já que as festas de final de ano estão próximas, e o período representa o mais significativo nas vendas de suínos, devido ao aumento no consumo do produto.

Em setembro, Mato Grosso abateu 256,1 mil cabeças de suínos, número 2,27% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando os abates somaram 250,4 mil cabeças. Os dados são do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE