Agronotícias

Preço do boi e vaca gorda em Mato Grosso fecha julho com aumento

O mercado do boi e da vaca gorda em Mato Grosso encerrou julho em valorização. No mês, a arroba do macho, à prazo, teve variação acumulada de 3,40%, enquanto para a fêmea foi de 4,46%, finalizando nas médias de R$ 193,32 e R$ 182,13, respectivamente. A constatação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) no boletim semanal divulgado esta tarde.

“Ao analisar o movimento em relação ao mesmo período do ano anterior (em termos nominais), os aumentos são ainda mais expressivos: o boi gordo subiu 36,78% e a vaca gorda, 37,61%. A menor disponibilidade de animais, intensificada pela retenção de fêmeas, e exportações aquecidas nos últimos mês e são os fatores que vêm ditando esse ritmo do mercado. Para se ter uma ideia, de janeiro a junho Mato Grosso exportou 220,18 mil Toneladas em Equivalente Carcaça (TEC), o que corresponde a 35,16 mil TEC a mais que nos seis meses de 2019. Para julho, os volumes brasileiros até a quarta semana do mês indicam que continuarão satisfatórios, uma vez que foram embarcadas 136,42 mil toneladas de carne in natura, valor 2,43% superior a julho do ano passado”, acrescenta o IMEA.

Na semana passada, as arrobas do boi e da vaca gorda em Mato Grosso tiveram valorização no comparativo semanal de 1,22% e 2,01%, respectivamente. O movimento continua pautado na menor oferta de animais e dificuldade no fechamento de negócios.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)