PUBLICIDADE

Por aumento de preços e escassez, Aprosoja alerta produtores para diminuírem uso de fertilizantes em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) emitiu uma recomendação, hoje, para que os agricultores mato-grossenses reduzam a quantidade de fertilizantes na safra 2022/2023. Segundo o presidente da entidade, Fernando Cadore, o momento do mercado é de alta dos preços e o produtor não precisa ter pressa para comprar. “Os preços de fertilizantes mais que dobraram no mercado. Essa é uma decisão pessoal de cada produtor, mas ele não pode pagar esse preço”.

A entidade ainda ressalta que na safra 2022/2023, com a alta dos preços e a falta de insumos, o produtor rural deve buscar uma consultoria agronômica e fazer uso racional de fertilizantes, usando a reserva de solo. “Use menos adubo. Utilize sua reserva de solo e otimize a viabilidade da safra. Procure a orientação do seu agrônomo, avalie os nutrientes que seu solo possui e se for possível plante sem adubar, utilizando apenas a reserva de solo”, destaca o presidente.

Além dos fertilizantes, o preço de muitos outros itens utilizados na lavoura subiu. É o caso dos maquinários, combustível e matéria prima. Por isso a recomendação é evitar comprar sem necessidade para poder diminuir os custos. “Não é hora de comprar maquinários e fazer dívidas. Os preços estão cada vez mais altos e a aquisição sem necessidade pode causar endividamento do produtor”, disse Cadore.

Fernando ainda ressaltou que se for preciso o produtor tem que plantar sem fertilizantes. “Se possível, o produtor deve fazer o uso zero de adubos, para melhor a viabilidade da lavoura e se manter na atividade. É melhor produzir menos e fechar a safra no lucro, do que adquirir insumos com preços muito elevados e no final ficar no prejuízo”.

O mais recente levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), divulgado na segunda-feira, indica que os recentes volumes de chuvas e as previsões indicando boas precipitações no Estado estão favorecendo o avanço do plantio de soja, que teve progresso significativo de 24,75 pontos percentuais na semana passada e, até a última sexta-feira, 45,06% da área prevista para a safra 2021/22 havia sido semeada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE