O Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018 é o tema da audiência pública a ser realizada na quarta-feira, às 14h, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado. O pedido para a audiência pública é do senador Ivo Cassol (PP-RO), presidente da CRA. Foram convidados representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O Plano Safra é lançado anualmente pelo governo federal e trata desde questões relativas ao crédito rural até o gerenciamento de riscos para o agronegócio. Em junho, o presidente Michel Temer anunciou R$ 190,2 bilhões de recursos, valor que supera os R$ 185 bilhões oferecidos para o período 2016/2017.
Com a previsão de mais um recorde de safra — aproximadamente 232 milhões de toneladas de grãos — um problema antigo do setor pode ser acentuado – a capacidade de armazenamento, assunto que deve ser discutido na reunião.
Os juros cobrados em financiamentos também devem ser questionados. Desta vez, houve a redução de um ponto percentual ao ano nas linhas de custeio e investimento e de dois pontos nos programas voltados à armazenagem e inovação tecnológica. Em discurso no Plenário, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) disse que a queda foi insuficiente, principalmente num cenário de baixa da taxa Selic. Kátia foi ministra da Agricultura no governo Dilma Rousseff.