PUBLICIDADE

Oferta restrita de leite pode beneficiar pecuaristas em MT

PUBLICIDADE

No último mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados consolidados de produção de leite referentes a 2016. Segundo o levantamento, Mato Grosso produziu 521 milhões de litros de leite em 2016, queda de 4,8% no comparativo anual. Em 2015 a captação já havia recuado 11,3% no Estado.

Para o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), os resultados foram causados por uma junção de fatores, entre eles, baixos preços pagos aos produtores em 2015 e aumentos nos custos de produção em 2016, “corroendo as margens dos pecuaristas, dificultando investimentos e manutenção na atividade”.

Segundo o Imea, tal panorama foi vivenciado em todo o Brasil, com a produção recuando 3,7% no mesmo período, por causa da redução na captação em 15 unidades da federação, mais o Distrito Federal. “Dito isto, a conjuntura de oferta restrita atual pode influenciar os preços do leite nos próximos meses, principalmente na seca, favorecendo os produtores de leite que conseguiram permanecer na atividade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso fecha ano com recorde na produção de algodão

A safra 2024/25 marcou novo recorde na produção de...

Safra de soja em 2026 vai crescer 1,6% e produtividade deve baixar 8%, prevê IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) projetou para...

Preço melhora em Mato Grosso, safra de milho cresce 6,2% e produtividade 10%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) consolidou a...
PUBLICIDADE