O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, hoje, a pesquisa da pecuária municipal 2023 com efetivos, produtos de origem animal e a aquicultura no país. Tapurah (200 km de Sinop) está entre os cinco principais produtores de suínos. O líder é Toledo (Paraná), em 2º Uberlândia (Minas Gerais), 3º Marechal Cândido Rondon (Paraná) 4º Concórdia (Santa Catarina) e 5º Tapurah.
Toledo tem plantel de 899 mil suínos, Uberlândia 608 mil, Marechal Cândido Rondon 590 mil, Concórdia 450 mil e Tapurah 410 mil suínos.
O IBGE constatou que no Brasil foram 43 milhões de suínos foram contabilizados nesta edição da pesquisa. No último dia de 2023 havia, no país, 3,1% de animais a menos se comparado ao ano anterior. Paralelo a isso, com uma variação negativa de 0,4%, o total de matrizes de suínos se mostrou praticamente estável, sendo 5,0 milhões de animais contabilizados. Também foi observado aumento de 1,3% no abate de suínos, alcançando um recorde ano passado, porém demonstrando uma desaceleração do crescimento do setor. Houve recorde também nas exportações de carne suína in natura.
“A queda de suínos se deve a algumas incertezas no ano de 2023. Viemos de um aumento expressivo nos últimos anos por conta do volume de exportações, em especial para a China, suprindo a demanda deste país. Em 2023, essa demanda foi diminuindo. Outro ponto foram os custos de produção para os suinocultores”, explicou, através da assessoria, Mariana Oliveira, analista da pesquisa.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.