terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Morre em Sinop agricultor pioneiro no plantio e na pesquisa de soja em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Faleceu, esta madrugada em Sinop, um dos principais pioneiros no plantio de soja e arroz em Mato Grosso: Munefumi Matsubara. Ele tinha 81 anos e estava hospitalizado. O velório foi neste sábado no Memorial Luz e Vida e o corpo está sendo trasladado, neste domingo, para Maringá (PR) onde vai ser sepultado no final da tarde.

“Seo Muni’, como era chamado, foi o primeiro a viabilizar o plantio de soja abaixo do Parelelo 13, no Médio Norte, na sua fazenda Progresso, em Sorriso, investindo cerca de US$ 1 milhão em pesquisas para buscar a viabilidade no plantio. E deu certo. Em uma área de 3.600 hectares, na safra de 1977/78 a produtividade alcançou 15 sacas/hectare com a cultivar UFV-1.

Munefumi teve seu pioneirismo e dedicação ao agronegócio reconhecidos no país e até em diversas reportagens no exterior e por entidades.

A Embrapa, ao completar 40 anos em 2013, reconheceu o pioneirismo de Munefumi e ele lembrou o início de seu trabalho. “Em 1972, aqui era um grande ponto de interrogação. Ainda não existia agricultura tropical. Quando esta região começou a se desenvolver, não existia tecnologia nenhuma”, descreveu o pioneiro que também enalteceu a grande importância “das pesquisas da Embrapa viabilizaram todo o plantio da soja”.

A Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja no Mato Grosso – homenageou Munefumi em 2015 com o troféu O Cultivador. “Os investimentos que fiz na fazenda foram também para me viabilizar e, por tabela, viabilizar também a região. Eu tenho muito orgulho de ver a região como está hoje, em 35 anos passamos para 4 milhões de hectares de lavouras e temos cidades com os melhores IDHs do país”, disse, ao receber a homenagem.

Aposentado, Munefumi morava há vários anos em Sinop com familiares. Também foi vice-presidente do CODENORTE – Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso – e participou da elaboração do projeto Nortão Sustentável.

A prefeita Rosana Martinelli decretou luto oficial de 3 dias. “Ele foi um visionário. Era uma fonte inspiradora, teve participação especial, além do agronegócio, na luta pelas hidrovias em Mato Grosso. Foi lutador incansável para serem feitas eclusas (quando estavam sendo construídas as usinas na região) para viabilizar o transporte dos produtos pelas hidrovias. Me recordo também das reuniões com Codenorte e dos estudos para melhor a logística na região”, descreveu, ao Só Notícias, a prefeita.

O presidente da Aprosoja Mato Grosso, Antonio Galvan, soube, há pouco, através de Só Notícias, do falecimento de Munefumi. “É uma perda enorme e lamento profundamente. Ele sacrificou parte do patrimônio para viabilizar pesquisa, deixa um grande legado e reconhecimento de todos os produtores de Mato Grosso. Ele também trabalhou além da soja e também fez um grande  pioneiro no arroz”. “Munefumi pode constatar grande desenvolvimento nos últimos anos que iniciou com seu trabalho”.

(Atualizada 08:28h – 8/9)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE