PUBLICIDADE

Mato Grosso vai aumentar produção e área plantada com café em 2019, estima Conab

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Maria Anffe/arquivo)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou um aumento na produção de café em Mato Grosso, este ano. Conforme o boletim divulgado nesta quinta-feira (17), a previsão é que o Estado produza de 112 a 116 mil sacas, com crescimento estimado de 8 a 11%, em relação a 2018.

Segundo a Conab, a produtividade média esperada é de 11,21 sacas por hectare, representando um pequeno aumento de 0,5%. Já a projeção é que a área em produção de café seja de 10,1 mil hectares (45 hectares para o cultivo de café arábica e o restante para o café conilon), o que representa incremento de 9,3% em comparação à temporada passada. De acordo com a companhia , tal crescimento se deve “às lavouras implantadas nos últimos anos e que agora iniciarão seu período produtivo.

Para a área em formação, a expectativa é que sejam destinados 2,6 mil hectares, 5,9% a menos do que o valor verificado na safra anterior. Esta previsão de redução, conforme a companhia, “é decorrente de fatores como: a produção insuficiente de mudas ao longo do ano de 2018 ficando abaixo da demanda requisitada e a passagem de áreas anteriormente em fase de formação para produção”.

Em 2018, Mato Grosso produziu 104 mil sacas de café em 9,3 mil hectares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE