PUBLICIDADE

Mato Grosso reduz área e deve ter queda de 65% na produção de girassol

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

Caminhando para o final da colheita, Mato Grosso deve ter uma redução de 65% na produção de girassol na safra 2020/2021. A previsão foi feita no mais recente boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que estimou a produção mato-grossense do grão em 13,2 mil toneladas.

Segundo a Conab, o Estado, que já foi o maior produtor nacional, tem destinado cada vez menos áreas para o girassol. Parte disso acontece pela “forte concorrência” com o milho de segunda safra. Nesta temporada, Mato Grosso destinou uma área de 25,2 mil hectares para o girassol, 66% a menos que no ano anterior.

Por outro lado, o Estado tem registrado bons números de produtividade, segundo a Conab. Nesta safra, a média é de 1.550 quilos por hectare, 2,9% a mais que na última temporada, e a autarquia ressalta que, este ano, “a qualidade do grão é considerada excelente”.

“O preço pago ao produtor, nesse momento, é de R$ 120 a saca de 60 quilos para o produto convencional, e a produção se encontra praticamente toda comercializada, de forma antecipada”, apontou ainda a Conab.

A colheita do girassol já estava finalizada em 95% da área plantada até o final de julho. A previsão da Conab é que os trabalhos sejam concluídos este mês.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Produtores devem informar estoque de rebanhos em MT a partir desta 5ª

A campanha estadual de atualização de rebanho, realizada pelo...

Preço do farelo e óleo de soja em Mato Grosso aumenta

As cotações do farelo de soja recuaram 1,31%, na...

Arroba do boi e vaca sobe em Mato Grosso

O preço do boi gordo à prazo, no Estado,...

Cotação do milho em Mato Grosso tem queda de 3%

O preço do milho no Estado teve retração de...
PUBLICIDADE