PUBLICIDADE

Mato Grosso mantém crescimento das exportações e tem recorde de vendas na década

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) terminou o levantamento das exportações brasileiras nos cinco primeiros meses de 2021 e os dados mostram que Mato Grosso mantém o ritmo de crescimento nas vendas externas, mantendo-se como 5º estado do Brasil que mais exporta, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará. Na comparação entre janeiro e maio deste ano com o de 2020, o aumento nas vendas é superior a 24% e os valores superam a casa dos U$ 10 bilhões, melhor resultado dos últimos dez anos.

Ao todo, as vendas chegam a U$ 10,1 bilhões neste ano. São U$ 2 bilhões a mais do que os U$ 8,1 bilhões registrados no ano passado, quando o valor também foi recorde. Tudo o que Mato Grosso exporta corresponde a 9,65% do que o Brasil envia ao mercado exterior. O percentual é maior do que os 8,76% registrado ao longo de todo o ano passado.

Também houve alta nas importações, mas de apenas 1,5%. As compras somam quase U$ 760 milhões e deixam Mato Grosso na 15ª colocação nacional e com a balança comercial saldável e superavitária em U$ 9,3 bilhões.

Apesar dos excelentes números para quem exporta e aproveita o dólar em alta constante, o relatório do MDIC aponta gargalos em relação à dependência da China e à cultura da soja.

Parte do crescimento nas vendas pode ser explicado pelas compras chinesas, que subiram 24% e injetaram U$ 844 milhões a mais no mercado local. Ao todo, a China compra 41% do que Mato Grosso exporta. Na sequência, aparecem a Tailândia e a Turquia, ambas com apenas 5,3%. Depois o Vietnã com 5% e a Espanha com 4,7% fecham a lista dos cinco maiores parceiros comerciais.

A soja continua como o produto de maior exportação e responde por quase três quartos das vendas. A soja in natura tem 63% da fatia e transformada em farelo são outros 10%. Depois aparecem o algodão com 12% e a carne com 6%. O milho, que passou a ser utilizado no mercado local para produção do etanol tem 4% do mercado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Soja disponível em Mato Grosso fecha o ano com queda de 3,3% no preço

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou, há...

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...
PUBLICIDADE