PUBLICIDADE

Logística segue como principal gargalo para setor agropecuário no Estado

PUBLICIDADE

Criadores e produtores rurais se reuniram na sexta-feira (14), no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá, para debater sobre um dos principais assuntos pertinentes ao agronegócio, a logística. O painel “Logística de Mato Grosso – Gargalos e Oportunidades” foi realizado no último dia do 2º Fórum das Cadeias Produtivas, durante a 53ª Exposição Agropecuária de Cuiabá (Expoagro), de 10 a 14 de julho.

O evento foi aberto pelo presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires, que ressaltou sobre a importância de se discutir os investimentos e gargalos da logística. “No setor agropecuário, nosso principal problema é da porteira para fora, a infraestrutura. Este painel é de suma importância, pois a logística é que garante que nossa qualidade e excelência da porteira para dentro chegue à mesa do consumidor, seja no mercado interno ou interno”.

O diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, explicou que a conjuntura da logística do Brasil se resume a grande dificuldade de escoar a produção de commodities agrícolas do Centro-Oeste do Brasil até os portos, distantes dos locais de produção. “A prioridade para a solução deste problema passa pela pavimentação de rodovias federais que são estratégicas para o escoamento das commodities agrícolas. Outra solução são as ferrovias, que além de agilizar o transporte apresentam mais rentabilidade. Infelizmente as obras não acontecem no ritmo que a gente quer, mas já é possível mensurar alguns avanços”.

O secretário de infraestrutura (Sinfra), Marcelo Duarte, destaca que debater a logística é algo importante para se encontrar soluções para os problemas do agronegócio. “Há um consenso que Mato Grosso teria condições de produzir muito mais, e se desenvolver além da atual conjuntura se tivesse uma logística eficiente, isso inclui rodovias, ferrovias, hidrovias e portos. Acredito que estamos no caminho certo”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE