sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Instituto da carne apresenta nova equipe executiva

PUBLICIDADE

|2585|

Foi publicado pelo governador Pedro Taques no Diário Oficial do Estado, os nomes dos novos gestores do Instituto Mato Grossense da Carne (Imac). Com a saída de Luciano Vaccari, quem assume a presidência é Wagner Bacchi. O novo diretor de Operações será Cândido Rosa Júnior e Gilberto Gomes continua como diretor Administrativo e Financeiro.

O novo presidente avalia que este é o momento para novos avanços. “Estamos prontos para iniciar os trabalhos. A expectativa é receber o aporte do governo e começar a operar em alguns frigoríficos parceiros do Estado. Nosso selo fará da carne de Mato Grosso um produto desejado por todos que apreciam e valorizam a qualidade”, comenta Bacchi.

Com um projeto inédito no Brasil, o Imac apresentou recentemente como funcionará o sistema de emissão dos selos de qualidade, que envolve desde o produtor até chegar ao consumidor final. O sistema é 100% seguro, todo informatizado, feito com a mais alta tecnologia, e somente o Imac pode gerenciar. Um aplicativo que permitirá ao produtor acompanhar em tempo real todo o processo de abate do seu gado e um código de barras permitirá que o consumidor saiba toda a origem daquele animal.

A carne que recebe o selo tem toda a garantia de procedência, de rastreabilidade e de sanidade e isso, resulta em um produto de alto padrão de qualidade com mais durabilidade nos estabelecimentos comerciais. “Isso tudo fará com que os produtores passem a enxergar o seu produto com mais apreço e também possibilitará o aumento do valor bruto da produção que elevará os rendimentos fomentando toda a cadeia”, pontuou Bacchi.

O governo criou o Imac, mas, a participação é voluntária. Os que aderem devem preencher alguns requisitos: rastreabilidade, indicadores socioambientais e o cadastro ambiental rural (CAR). Após esta etapa, os que estiverem 100% de acordo com os critérios se habilitam ao Sistema Eletrônico de Informação das Indústrias de Carne – SEIIC que é gerenciado apenas pelo Imac. Só então a carne poderá receber o selo: Imac – Carne de Mato Grosso.

Hoje, o Estado conta com 40 frigoríficos, porém, apenas 22 estão ativos. A ideia do Imac é abater 100% dos animais do Estado, iniciando pela Marfrig, em Tangará da Serra que hoje tem abate de 1.200 animais/dia. Quando o sistema estiver operando em todos os frigoríficos de Mato Grosso, o Instituto acredita atingir entre 1,5 milhão a 2milhões de cabeças/ano certificadas pelo Imac. A previsão é que as primeiras remessas de carne com o selo Imac sejam entregues entre março e abril deste ano. 

O presidente do Instituto ressalta que vem dialogando com várias entidades, entre elas, Universidades, Embrapa, Ministério da Agricultura com objetivo de promover pesquisas de qualidade que auxiliem o produtor e o consumidor na tomada de decisão. Cumprindo todos os passos, o Imac espera atingir os mais exigentes mercados compradores de carne, nacionais e internacionais.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: divulgação/arquivo)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custos das produções agropecuárias em Mato Grosso diminuem

As despesas para a produção da safra 2024/25 tiveram...

Cai diferencial de base do preço do boi de Mato Grosso em relação ao de SP

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que...

Levantamento indica 135 sacas/hectare de milho em MT para pagar custeio, diz IMEA

De acordo com os dados do projeto Acapa-MT (Acompanhamento...

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e volume é recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...
PUBLICIDADE