Agronotícias

Inaugurado abatedouro de aves em Sorriso com R$ 250 mil de investimentos

O Abatedouro Municipal de Aves do Programa de Incentivo à Avicultura, desenvolvido pela secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) foi inaugurado, há pouco, em Sorriso. O local, que abrigava a antiga farinheira, localizado às margens do BR-163, foi reformado e ampliado. As obras tiveram início em outubro de 2019, com um investimento de R$ 250 mil em recursos do município. Quarenta produtores já estão ligados e a estrutura pode abater até 500 animais por dia.

“Foi sonhado aqui um laticínio, uma farinheira e por aqui já foram gastos milhares de reais. Seja pela manutenção do espaço, com guarda 24 horas, com energia e, hoje, estamos entrando com o abatedouro. A gente sabe que vai dar certo existe um mercado, a região está necessitando do produto que podemos ofertar. Acreditamos muito, estamos apostando na agricultura familiar de Sorriso”, disse o vice-prefeito Gerson Bicego.

Além de proporcionar um local adequado para o abate, a secretaria também fornece assistência técnica aos avicultores da agricultura familiar do município. “Estamos trabalhando deste o início da produção que é a construção de aviário, assistência técnica e, agora vem a outra parte que é o abate do frango. Estamos fazendo desde o início da cadeia até o final. Vamos buscar o produto em casa e a gente abate e deixa o selo com o produtor para poder vender dentro das normas. Com assistência técnica fizemos todo o trabalho de alimentação, aplicação de produtos, remédios necessários para que não venham contaminados. No final a carcaça é analisada para saber se pode ir para o mercado ou não”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn.

A inauguração faz parte das celebrações pelos 34 anos de emancipação político-administrativa de Sorriso.

Só Notícias/David Murba (colaborou e foto: Lucas Torres, de Sorriso)