PUBLICIDADE

Impactos da ferrovia Sinop-Pará serão analisados em seminário na Câmara dos Deputados

PUBLICIDADE

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável discute hoje os desafios para a sustentabilidade da construção da ferrovia Ferrogrão, que será construída entre os municípios de Sinop e Itaituba (PA), incluindo trecho localizado no interior do Parque Nacional do Jamanxim. A construção da ferrovia ainda está em fase inicial de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

O seminário foi sugerido pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP). “É importante reconhecer que a construção da Ferrogrão, ao estimular fortemente atividades agropecuárias, madeireiras e minerais de grande escala em nível regional, traz oportunidades socioeconômicas, e ao mesmo tempo, significativos riscos em termos de impactos socioambientais”, afirma o parlamentar.

Tatto ressalta que a BR-163, que liga Cuiabá a Santarém (PA), é um dos maiores eixos de desmatamento em toda a Amazônia. “Desde o asfaltamento da BR-163, aumentou o desmatamento nas suas margens em até 500%”, lamenta. O parlamentar teme que algo parecido ocorra com a Ferrogrão e que o Parque do Jamanxim seja “comido” pelo efeito de borda reduzindo a capacidade de proteção da unidade de conservação.

“Resta evidente que as novas obras de infraestrutura que fazem parte da PPI [Programa de Parcerias de Investimentos] têm no licenciamento ambiental delas a elo principal para a sua execução”, afirma Tatto lembrando que a Ferrogrão faz parte do programa.

Os interessados poderão participar do debate enviando perguntas, críticas e sugestões por meio do portal e-Democracia. O seminário será realizado durante todo o dia no plenário 2.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE