PUBLICIDADE

Governo reúne estudiosos para debater escoamento de produção mato-grossense pelo Pacífico

PUBLICIDADE

Com o intuito de debater o cenário mato-grossense de logística, rotas e novas possibilidades de escoamento da produção agrícola por meio do Oceano Pacífico, o Governo de Mato Grosso realizou nesta quinta-feira, o “Seminário Intermodal de Escoamento pelo Pacífico”, com a presença de autoridades governamentais e estudiosos do assunto.

O governador Pedro Taques frisou que desde que assumiu o Executivo tem buscado dialogar e retomar a aproximação institucional de Mato Grosso com os países da região oeste da América do Sul, como Chile, Peru e Bolívia, e que a quebra do preconceito para com estes vizinhos se faz importante como alternativa desenvolvimentista.

Durante o evento coordenado pela Agência de Fomento Desenvolve MT, ocorreram palestras e debates com a participação do Doutor (PhD) em Logística Comercial Internacional pela Columbian Pacific University (EUA) Alberto Ruibal, professor Luiz Miguel Miranda da UFMT, jornalista Alfredo da Mota Menezes.

O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, Daniel Latorraca, comentou no evento que Mato Grosso exportou no último ano cerca de 36 milhões de toneladas de soja e milho, por isso, quanto maior o número de alternativas de corredores para o escoamento, melhor. “Esse é um dos principais desafios da atividade agrícola e industrial no Estado”.

Alberto Ruibal, escritor, doutor e especialista no assunto, mostrou em sua palestra que a distância de Mato Grosso para o principal importador do Estado, que é a China, encurta se existir a infraestrutura passando pelos portos do norte do Chile e sul do Peru, e que a ferrovia é uma alternativa viável por ter um preço de frete relativamente baixo.

“Com a saída via ferrovia para os grandes portos do Pacífico, poderemos chegar aos navios que transportam até 360 mil toneladas, facilitando a exportação para à Ásia, principalmente Índia e China”, avaliou o presidente do Desenvolve MT, José Adolpho Vieira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE