terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Exportações de Sorriso se recuperam mais de 70% em 2019 e município lidera ranking estadual

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: assessoria/arquivo)

Após terminar o ano de 2018 com baixa nas exportações, o município de Sorriso se recuperou no ranking estadual divulgado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e terminou 2019 com uma elevação de 73,6% no valor de exportação. Em todo ano de 2018 as exportações foram de aproximadamente U$ 1 bilhão, ao passo que no ano passado o valor foi superior a U$ 1,8 bilhão.

Os números colocam Sorriso como o município que mais exportou em Mato Grosso no ano passado, vendendo quase 12% de tudo o que Mato Grosso enviou ao mercado externo. No ranking nacional, o município subiu para a 22ª colocação.

As importações também cresceram 20% e Sorriso comprou U$ 258 milhões no mercado externo em insumos e maquinário para a produção agrícola. Os negócios foram fechados, na maioria, com o Canadá, Estados Unidos e Rússia. Os números favoráveis deixam um superávit de U$ 1,6 bilhão na balança comercial do município.

A venda de soja bruta cresceu 87% e rendeu U$ 948 milhões aos cofres dos produtores rurais de Sorriso, respondendo por 50% de tudo que foi vendido. Os resíduos de soja também tiveram crescimento (de 23%) nas vendas e renderam outros U$ 156 milhões, ficando com 8,3% da fatia de exportação. O milho foi outro produto que teve crescimento (de 73%) nas vendas e redeu U$ 756 milhões para o município, o mesmo que 40% da comercialização.

O aumento nas exportações pode ser justificado pela presença chinesa em Sorriso, que aumentou 80% em relação a 2018 e que, em 2019, comprou 37% da produção municipal. Quem chegou mais perto foi Alemanha, com 5,8%, o México com 5,6%, o Irã, com 4,8% e a Espanha com 4,7%. Ao todo, foram feitos negócios com 52 países.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e tem novo recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...

Cotação do milho disponível em Mato Grosso cai 4%

O preço do milho disponível no Estado caiu 4,45%...

Preço da soja disponível em Mato Grosso tem aumento

A média semanal do preço da soja no Estado...

Abate de bovinos em Mato Grosso tem novo recorde

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que,...
PUBLICIDADE