quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Exportações de Sorriso crescem mais de 60% e ultrapassam U$ 1 bilhão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

Ao contrário de Mato Grosso, que teve pequena retração de 1,3% nas exportações no primeiro semestre deste ano, Sorriso teve um salto de 68% em relação ao primeiro semestre do ano passado e fechou os seis meses iniciais de 2019 com um volume de vendas superior a 1 bilhão de dólares, segundo balanço do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) . Os números mantêm o município como o maior exportador do estado e o colocam como o 20º maior vendedor externo do Brasil.

De janeiro a junho, os 30 exportadores de Sorriso arrecadaram 1 bilhão de dólares e superaram em 400 milhões o valor comercializado no mesmo período de 2018.  As importações cresceram em ritmo semelhante crescendo 61% e atingindo 124 milhões de dólares. O saldo da balança comercial é de 898 milhões de dólares.

A soja faz jus à fama de maior produtor nacional e também é o produto de exportação dominante em Sorriso, com 75% das vendas. O milho representa 24% das comercializações e o restante, que não chega a 1% é com carne e algodão.

A China aumentou as compras em 63% e, sozinha, representa 50% do mercado externo do município, muito à frente do Irã, segundo mercado com 5,9% da participação. Taiwan (4,9%), Espanha (4,1%) e Alemanha (3,6%) aparecem na sequência.

As importações são, quase na totalidade, de adubos e fertilizantes para o cultivo agrícola e vêm, a maior parte, do Canadá, Estados Unidos e Rússia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 90% do plantio de milho em Mato Grosso foi na ‘janela ideal’, aponta IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou, com...

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...
PUBLICIDADE