Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural foram orientados, na sexta-feira, sobre o Sistema de Acompanhamento e Gerenciamento das Atividades da Empaer (Sagae) elaborada para acompanhar as ações de assistência técnica, pesquisa e fomento. A ferramenta será utilizada, via internet, aplicada para coletar as informações dos serviços prestados, além de avaliar o ganho social dos produtores rurais e o trabalho executado pelos funcionários da empresa.
O sistema vai possibilitar ao técnico, ao extensionista e ao pesquisador armazenar dados dos produtores atendidos e analisar os resultados da assistência técnica quanto à melhoria produtiva e rentabilidade, adequação ambiental e infraestrutura produtiva das propriedades rurais, além de registrar informações de eventos promovidos para capacitação e fomento junto ao produtor rural.
Além disso, a plataforma digital fornecerá dados de comunidades e assentamentos de cada município, informando a área plantada, previsão de produção, número de produtores, tipos de equipamentos utilizados, condições da propriedade (se possui água, energia, esgoto, internet e outros), acesso as linhas de crédito, comercialização da produção e outros.
Será possível, com a ferramenta, fazer um diagnóstico integrado e mais preciso da área do produtor e da atuação do técnico da Empaer junto as propriedades atendidas, ou seja, os agricultores familiares. Essa foi a primeira capacitação para utilização da ferramenta e contou com a participação dos técnicos do Vale do Rio Cuiabá que serão os primeiros habilitados para usar a plataforma.
O coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Osmano de Freitas Silva, explicou que o objetivo desse trabalho é monitorar, assessorar e controlar os resultados da empresa permitindo maior eficiência no atendimento ao produtor.
A informação é da assessoria.