PUBLICIDADE

Embrapa apresentará mais de 30 tecnologias durante o Show Safra em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (Foto: Gabriel Faria)

A Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop apresentará uma vitrine com mais de 30 tecnologias disponíveis para sistemas integrados de produção agropecuária e para sistemas produtivos em Mato Grosso, durante o Show Safra BR 163, que começa nesta terça-feira, às 8h e termina na sexta-feira(29), na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT). A entrada é gratuita.

Com apoio de parceiros licenciados para a comercialização dos materiais desenvolvidos pela empresa, a Embrapa apresentará opções de forrageiras, cultivares de arroz, feijão-caupi, soja, sorgo biomassa, milho verde e novidades em consórcios forrageiros para integração lavoura pecuária e para sistemas de plantio direto na palha.

Entre os materiais promissores apresentados está o primeiro híbrido de sorgo biomassa, a BRS 716. Chegando a produzir 150 toneladas de matéria seca por hectare em seis meses, este material tem alto teor de fibra (de 22% a 28%) e baixo teor de umidade (cerca de 50%). Essas características o credenciam para uso como fonte de biomassa em caldeiras de industriais, como é o caso das plantas de etanol de milho que vem sendo instaladas na região médio-norte de Mato Grosso.

Outro destaque é o arroz A501 CL, a primeira cultiva de arroz de terra altas resistente ao herbicida Kifix. O material foi lançado no Show Safra no ano passado e despertou o interesse de agricultores.

Entre as novidades demonstradas estarão consórcios forrageiros que vem sendo desenvolvidos pela Embrapa Agrossilvipastoril e parceiros. Um exemplo é o Sistema Gravataí, um consórcio de braquiária com feijão-caupi indicado para pastejo em sistemas de ILP. Outros consórcios ainda em testes, como o com nabo forrageiro, também serão demonstrados.

Nas culturas anuais a Embrapa levará para a feira cultivares de feijão-caupi indicados para o cultivo mecanizado e os últimos lançamentos de forrageiras, como o BRS Ipyporã. BRS Tamani, BRS Quênia e BRS Zuri.

Produtores de soja ainda poderão conhecer cultivares transgênicas da oleaginosa no estande da Embrapa e logo ao lado, no estande vizinho, materiais convencionais apresentados pelo Programa Soja Livre.

A Embrapa também estará presente na programação de palestras do Show Safra BR 163. Logo no primeiro dia da feira, na mesa redonda sobre os avanços e desafios no manejo de soja, o pesquisador da Embrapa Soja José de Barros França Neto falará sobre a importância do uso de sementes de alta qualidade.

Na quarta-feira, quando a programação abordará a cultura do milho, o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Rafael Pitta será o moderador de uma mesa redonda sobre a quebra dos paradigmas do manejo integrado de pragas em grandes áreas.

Amanhã, a gerente de sustentabilidade da Aprosoja, Marlene Lima, inicia o ciclo de palestras da feira às 08h. Na sequência tem início o painel da bovinocultura, dirigido pelo consultor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Amado de Oliveira Filho. O doutor Edicarlos de Souza (UFG/UFRGS) fala sobre as ferramentas para lucro na pecuária de corte, em seguida.

O diretor de uma empresa no setor da pecuária, Francisco Camacho, sobre gestão de confinamentos de sucessos e o professor Welton Cabral abordará a terminação de bovinos em semiconfinamento para carne de qualidade.

Às 13h, começam os debates na mesa redonda que aborda o manejo da soja, com a presença dos pesquisadores Valtemir Carlin e José Barros França Neto e da professora da Universidade Federal de Goiá (UFG), Cecília Czepak.

As informações da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE