sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Embrapa apresentará mais de 30 tecnologias durante o Show Safra em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (Foto: Gabriel Faria)

A Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop apresentará uma vitrine com mais de 30 tecnologias disponíveis para sistemas integrados de produção agropecuária e para sistemas produtivos em Mato Grosso, durante o Show Safra BR 163, que começa nesta terça-feira, às 8h e termina na sexta-feira(29), na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT). A entrada é gratuita.

Com apoio de parceiros licenciados para a comercialização dos materiais desenvolvidos pela empresa, a Embrapa apresentará opções de forrageiras, cultivares de arroz, feijão-caupi, soja, sorgo biomassa, milho verde e novidades em consórcios forrageiros para integração lavoura pecuária e para sistemas de plantio direto na palha.

Entre os materiais promissores apresentados está o primeiro híbrido de sorgo biomassa, a BRS 716. Chegando a produzir 150 toneladas de matéria seca por hectare em seis meses, este material tem alto teor de fibra (de 22% a 28%) e baixo teor de umidade (cerca de 50%). Essas características o credenciam para uso como fonte de biomassa em caldeiras de industriais, como é o caso das plantas de etanol de milho que vem sendo instaladas na região médio-norte de Mato Grosso.

Outro destaque é o arroz A501 CL, a primeira cultiva de arroz de terra altas resistente ao herbicida Kifix. O material foi lançado no Show Safra no ano passado e despertou o interesse de agricultores.

Entre as novidades demonstradas estarão consórcios forrageiros que vem sendo desenvolvidos pela Embrapa Agrossilvipastoril e parceiros. Um exemplo é o Sistema Gravataí, um consórcio de braquiária com feijão-caupi indicado para pastejo em sistemas de ILP. Outros consórcios ainda em testes, como o com nabo forrageiro, também serão demonstrados.

Nas culturas anuais a Embrapa levará para a feira cultivares de feijão-caupi indicados para o cultivo mecanizado e os últimos lançamentos de forrageiras, como o BRS Ipyporã. BRS Tamani, BRS Quênia e BRS Zuri.

Produtores de soja ainda poderão conhecer cultivares transgênicas da oleaginosa no estande da Embrapa e logo ao lado, no estande vizinho, materiais convencionais apresentados pelo Programa Soja Livre.

A Embrapa também estará presente na programação de palestras do Show Safra BR 163. Logo no primeiro dia da feira, na mesa redonda sobre os avanços e desafios no manejo de soja, o pesquisador da Embrapa Soja José de Barros França Neto falará sobre a importância do uso de sementes de alta qualidade.

Na quarta-feira, quando a programação abordará a cultura do milho, o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Rafael Pitta será o moderador de uma mesa redonda sobre a quebra dos paradigmas do manejo integrado de pragas em grandes áreas.

Amanhã, a gerente de sustentabilidade da Aprosoja, Marlene Lima, inicia o ciclo de palestras da feira às 08h. Na sequência tem início o painel da bovinocultura, dirigido pelo consultor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Amado de Oliveira Filho. O doutor Edicarlos de Souza (UFG/UFRGS) fala sobre as ferramentas para lucro na pecuária de corte, em seguida.

O diretor de uma empresa no setor da pecuária, Francisco Camacho, sobre gestão de confinamentos de sucessos e o professor Welton Cabral abordará a terminação de bovinos em semiconfinamento para carne de qualidade.

Às 13h, começam os debates na mesa redonda que aborda o manejo da soja, com a presença dos pesquisadores Valtemir Carlin e José Barros França Neto e da professora da Universidade Federal de Goiá (UFG), Cecília Czepak.

As informações da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custos das produções agropecuárias em Mato Grosso diminuem

As despesas para a produção da safra 2024/25 tiveram...

Cai diferencial de base do preço do boi de Mato Grosso em relação ao de SP

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que...

Levantamento indica 135 sacas/hectare de milho em MT para pagar custeio, diz IMEA

De acordo com os dados do projeto Acapa-MT (Acompanhamento...

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e volume é recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...
PUBLICIDADE