terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Deputado entrega equipamentos para laticínio cooperativo em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Pequenos produtores rurais de Bom Jesus do Araguaia (975 km de Cuiabá) já contam com equipamentos para processamento de leite adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Zeca Viana (PDT-MT). Foram investidos R$ 350 mil na aquisição de todo o equipamento necessário para fazer funcionar o mini-laticínio da Cooperativa Mista de Produtores Rurais de Bom Jesus do Araguaia (Cooperbonja), fundada há três anos.

“Agora a cooperativa vai poder cumprir seu papel de desenvolver a agricultura familiar do município. É um momento de alegria, com a entrega dos equipamentos, mas essa alegria só vai ser concretizada quando o laticínio estiver funcionando. Nós estamos iniciando aqui, dando um curto prazo, para dar condições de vida digna para os produtores”, disse Zeca Viana.

A expectativa é que o laticínio melhore a qualidade de vida dos produtores familiares da bacia leiteira do Araguaia, que estão comercializando o litro do leite por R$ 0,75, insuficiente para cobrir os custos de produção. Com os equipamentos, a produção poderá ser beneficiada no próprio município, incrementando a renda dos trabalhadores com a comercialização de queijos e outros derivados.

“Zeca, você não imagina o quanto que essa emenda vai ser benéfica para o desenvolvimento da nossa região, porque a base da nossa economia é a agricultura familiar e a bacia leiteira precisa muito dessa cooperativa fortalecida”, avaliou o vereador Silvio Dantas (PDT), que foi vice-prefeito na gestão anterior, quando a emenda foi solicitada.

“Bom Jesus agradece essa emenda, que com certeza irá gerar emprego e renda no município. Os nossos agricultores familiares, cooperados ou não, serão beneficiados por este laticínio”, completou o prefeito Joel Ferreira (PSDB).

Durante a passagem pelo município, o deputado Zeca Viana também cobrou mais atividade dos técnicos de assistência rural da Empresa Mato-Grossense de Pequisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) na região. “Precisamos ter pessoas comprometidas com a assistência técnica ao produtor rural, porque se não, não vamos a lugar nenhum. Precisamos que os técnicos da Empaer deem a devida atenção para os produtores do município. É impossível um produtor rural trabalhar só com aquilo que ele aprendeu, sem o apoio de um agrônomo, de um técnico “, disse Zeca.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e tem novo recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...

Cotação do milho disponível em Mato Grosso cai 4%

O preço do milho disponível no Estado caiu 4,45%...

Preço da soja disponível em Mato Grosso tem aumento

A média semanal do preço da soja no Estado...

Abate de bovinos em Mato Grosso tem novo recorde

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que,...
PUBLICIDADE