PUBLICIDADE

Custo da safra de soja em Mato Grosso cai 15,5% e IMEA orienta produtor sobre oportunidades de ‘conciliar contas’

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O custeio da soja para a safra 2023/24 em agosto ficou em R$ 4.145,68/hectares, queda de 15,57% em relação às despesas do ano passado. O levantamento é do Projeto Rentabilidade no meio rural, do Senar e foi divulgado, ontem, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária. Esse cenário está atrelado à queda nos preços dos insumos, que desde o ano passado seguem pressionados.

“Para se ter uma ideia, as despesas com semente de soja desvalorizou 19,50% no comparativo anual e o do fertilizante e corretivos caiu 25,03% ante a safra passada. Por outro lado, é importante destacar que, apesar de as despesas da soja exibirem queda e o preço da oleaginosa cobrir quase todos os custos, o produtor que faz o sistema de soja mais milho terá uma maior dificuldade para fechar as contas neste ano, devido às margens negativas do cereal”, aponta o instituto.

Diante desse realidade, “o produtor deve se atentar às oportunidades do mercado para garantir as melhores negociações e conseguir conciliar as contas no fim da safra 2023/24”, finaliza o IMEA. No boletim da soja do último dia 11, o IMEA pontou que o preço médio da saca de soja disponível em Mato Grosso foi de R$ 118,33.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Uso de bombas geotérmicas pode reduzir custos agroindústrias, aponta pesquisa da UFMT

No artigo publicado no início deste mês, pesquisadores do...

Sobe custo da criação de bovinos de corte em Mato Grosso

O custo de produção do sistema de cria da...

Preço do boi gordo sobe 1% em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) constatou que...
PUBLICIDADE