quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Cultivo do milho primeira safra pode ganhar regiões arenosas em MT com variedades adaptadas, diz Conab

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

O plantio de milho primeira safra deve ganhar novas áreas no Estado, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa é baseada na “demanda firme e a escassez atual do produto”, que deve resultar em aumento no cultivo e “possibilidade de semeadura de novas áreas em regiões arenosas, utilizando novas variedades adaptadas”.

O plantio do milho primeira safra começou este mês no Estado. Em sua nova estimativa da safra nacional de grãos, a Conab manteve a previsão de aumento de 4,1% em relação à safra passada na área plantada em Mato Grosso, que deve chegar a 42,9 mil hectares.

Ainda assim, a previsão é de uma queda de 5,1% no total produzido, estimado em 327 mil toneladas. A diminuição é explicada por uma produtividade menor, de 7.643 quilos por hectare, 8,9% abaixo do alcançado na safra passada.

Em Mato Grosso, a semeadura da primeira safra de milho, segundo a Conab, é “limitada a pequenas participações, para atendimento a demandas pontuais do mercado interno, a exemplo do consumo em propriedades e do suprimento para formulação de ração animal”.

Por outro lado, conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, Mato Grosso seguirá como o maior produtor nacional de milho segunda safra. A previsão da Conab é de que o Estado destine uma área de 5,4 milhões de hectares para essa cultura e alcance uma produção de 34,3 milhões de toneladas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custos das produções agropecuárias em Mato Grosso diminuem

As despesas para a produção da safra 2024/25 tiveram...

Cai diferencial de base do preço do boi de Mato Grosso em relação ao de SP

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que...

Levantamento indica 135 sacas/hectare de milho em MT para pagar custeio, diz IMEA

De acordo com os dados do projeto Acapa-MT (Acompanhamento...

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e volume é recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...
PUBLICIDADE