PUBLICIDADE

Cultivo da mamona perde espaço em Mato Grosso para outras culturas e Conab estima redução de 20%

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

O cultivo da mamona deve ter redução na atual safra, em Mato Grosso. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ainda não há números consolidados, uma vez que o plantio foi feito em março e a colheita deve começar no próximo mês. No entanto, a previsão do órgão é de que a produção mato-grossense seja 20,8% menor que em 2018/2019.

Caso a estimativa da Conab se confirme, Mato Grosso deverá produzir 1,9 mil toneladas de mamona. Na safra passada, produziu 2,4 mil toneladas. Já a área plantada deve diminuir 16%, de 2,5 mil para 2,1 mil hectares, enquanto que a produtividade deve ser 4,8% menor, de 912 quilos por hectare.

A Conab, em seu nono relatório da safra de grãos, explica o resultado negativo do cultivo de mamoma em Mato Grosso. “Ainda que grande potencial agronômico seja atribuído à cultura, sua opção tem esbarrado no aspecto comercial, em que outras opções de segunda safra, como o milho, o algodão e o gergelim apresentam maior rentabilidade e facilidade de comercialização”.

Ainda que apresente redução, Mato Grosso seguirá como seguir maior produtor de mamona no Brasil. A maior produção é prevista pelo estado da Bahia, que deve colher 30,9 mil toneladas na atual safra, cerca de 10% a mais que na temporada anterior.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE