quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Cultivo da mamona perde espaço em Mato Grosso para outras culturas e Conab estima redução de 20%

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

O cultivo da mamona deve ter redução na atual safra, em Mato Grosso. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ainda não há números consolidados, uma vez que o plantio foi feito em março e a colheita deve começar no próximo mês. No entanto, a previsão do órgão é de que a produção mato-grossense seja 20,8% menor que em 2018/2019.

Caso a estimativa da Conab se confirme, Mato Grosso deverá produzir 1,9 mil toneladas de mamona. Na safra passada, produziu 2,4 mil toneladas. Já a área plantada deve diminuir 16%, de 2,5 mil para 2,1 mil hectares, enquanto que a produtividade deve ser 4,8% menor, de 912 quilos por hectare.

A Conab, em seu nono relatório da safra de grãos, explica o resultado negativo do cultivo de mamoma em Mato Grosso. “Ainda que grande potencial agronômico seja atribuído à cultura, sua opção tem esbarrado no aspecto comercial, em que outras opções de segunda safra, como o milho, o algodão e o gergelim apresentam maior rentabilidade e facilidade de comercialização”.

Ainda que apresente redução, Mato Grosso seguirá como seguir maior produtor de mamona no Brasil. A maior produção é prevista pelo estado da Bahia, que deve colher 30,9 mil toneladas na atual safra, cerca de 10% a mais que na temporada anterior.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...

Preço do milho em Mato Grosso sobe 1,8% e média vai a R$ 34, diz instituto

A cotação do milho no Estado aumentou 1,89%, semana...
PUBLICIDADE