segunda-feira, 2/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Criação do plano de agricultura familiar será discutida hoje

PUBLICIDADE

A minuta do Plano Estadual da Agricultura Familiar de Mato Grosso (PEAF-MT) será discutida esta tarde, no Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Depois disso, a proposta será votada durante a 1ª reunião extraordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS).

O documento visa oferecer uma visão estratégica de curto, médio e longo prazos para a ação governamental e de parceiros, além de dar visibilidade à diversidade do pequeno produtor. De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), será proposta ainda a otimização e transparência do uso dos recursos públicos.

Para colocar o plano em ação, um dos recursos a serem investidos deve ter origem no Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que teve a reforma sancionada no ano passado pelo governador Pedro Taques, com alterações que podem proporcionar investimentos de cerca de R$ 30 milhões por ano para apoiar a agricultura familiar.

A minuta foi elaborada de forma participativa. Foram realizados oito encontros regionais, entre os meses de fevereiro e abril desse ano. Os eventos mobilizaram 880 pessoas, oriundas de 99 municípios (70% do total de cidades de Mato Grosso).

Os participantes debateram sobre o futuro da agricultura familiar, pautados pelos seguintes eixos temáticos: Regularização Fundiária e Ambiental; Produção Sustentável; Agregação de Valor e Comercialização; Assistência Técnica e Extensão Rural e Governança, Gestão e Territorialidade.

 

A criação do Peaf-MT, que é o primeiro plano de agricultura executado pelo Estado, conta com o envolvimento do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), do Instituto Centro de Vida (ICV) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

O plano tem uma proposta de vigência até 2030 e será revisto anualmente pelo CEDRS.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Uso de bombas geotérmicas pode reduzir custos agroindústrias, aponta pesquisa da UFMT

No artigo publicado no início deste mês, pesquisadores do...

Sobe custo da criação de bovinos de corte em Mato Grosso

O custo de produção do sistema de cria da...

Preço do boi gordo sobe 1% em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) constatou que...
PUBLICIDADE